Intervenções para elevar a adesão dos profissionais de saúde à higiene de mãos: revisão integrativa

Autores

  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Adriana Oliveira de Paula Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.21323

Palavras-chave:

Desinfecção das Mãos, Pessoal de Saúde, Infecção Hospitalar, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as principais estratégias utilizadas visando melhorar a adesão dos profissionais da saúde à higienização das mãos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos em periódicos de língua inglesa, espanhola e portuguesa. Incluíram-se 23 artigos. Elaborou-se um instrumento eletrônico no Microsoft Office Excel e realizou-se análise descritiva dos principais resultados. 87,1% dos estudos incluídos apresentou delineamento antes e depois e vários métodos foram utilizados para monitorar as taxas de adesão (observação direta, uso de suprimentos e taxa auto-reportada). 87,0% dos trabalhos utilizaram intervenções multimodais, sendo as mais empregadas: educação, feedback, disponibilização de álcool e de pôsteres. O grande desafio encontrado se constituiu em não só elevar as taxas de adesão à higiene de mãos, mas, sobretudo, mantê-las elevadas. Observou-se a necessidade de utilizar estratégias multimodais que contribuam para a mudança de comportamento considerando a realidade local.

Descritores: Desinfecção das Mãos; Pessoal de Saúde; Infecção Hospitalar; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: acoliveira@gmail.com.

Adriana Oliveira de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da EE/UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: bhdedis@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Oliveira AC de, Paula AO de. Intervenções para elevar a adesão dos profissionais de saúde à higiene de mãos: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 14º de agosto de 2022];15(4):1052-60. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21323

Edição

Seção

Artigo de Revisão