Estrutura, relações e antecedentes do uso de drogas em famílias de usuários de crack

Autores

  • Maycon Rogério Seleghim Hospital Paraná de Maringá
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.21282

Palavras-chave:

Características Familiares, Relações Familiares, Cocaína Crack, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Enfermagem de Família

Resumo

O objetivo foi analisar a estrutura, as relações e os antecedentes do uso de drogas em famílias de usuários de crack. Pesquisa transversal, com enfoque na Teoria Geral dos Sistemas, particularmente o uso do genograma. Participaram 15 familiares de usuários de crack acompanhados em um serviço especializado para o tratamento da dependência química do Paraná, no mês de maio de 2011. Utilizou-se entrevista semiestruturada com elaboração de genogramas, os quais foram agrupados por núcleos de similaridade. Os participantes foram, em sua maioria, mães com baixa escolaridade. Quanto à estrutura familiar, verificou-se maior número de pessoas na segunda geração, sendo esta constituída por famílias nucleares, e a primeira geração, por diferentes configurações. Os relacionamentos e os antecedentes familiares do uso de drogas acompanharam as diferenças geracionais encontradas na estrutura. Conclui-se que as características das famílias dos usuários de crack parecem acompanhar as mudanças ocorridas na estrutura social nas últimas décadas.

doi: 10.5216/ree.v16i3.21282.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Rogério Seleghim, Hospital Paraná de Maringá

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Enfermeiro do Hospital Paraná. Maringá, PR, Brasil. E-mail: mseleghim@usp.br.

Magda Lúcia Félix de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: mlfoliveira@uem.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Seleghim MR, Oliveira MLF de. Estrutura, relações e antecedentes do uso de drogas em famílias de usuários de crack. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 17º de maio de 2022];16(3):527-34. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21282

Edição

Seção

Artigo Original