Preditores de infecções relacionadas à assistência à saúde em cirurgia cardíaca

Autores

  • Érica Vieira de Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Lúcia de Mattia Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.21280

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Enfermagem Perioperatória

Resumo

Esta pesquisa objetivou determinar a incidência de pacientes com infecções relacionadas à assistência à saúde e a localização topográfica destas infecções em pós-operatório de cirurgia cardíaca e identificar os fatores de risco associados à ocorrência destas infecções. Estudo retrospectivo com 460 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital de ensino de Minas Gerais. Os dados foram coletados das fichas de notificação de infecção hospitalar e dos prontuários. A incidência de pacientes com infecções relacionadas à assistência à saúde foi de 24,3% e a infecção do trato respiratório apresentou maior incidência (20,6%). Tempo de intubação, tempo de permanência do cateter venoso central e tempo de permanência da sonda vesical de demora foram os preditores independentes. Os achados apontam para a necessidade de implementação de protocolos de cuidado e manutenção destes dispositivos invasivos para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde em cirurgia cardíaca.

Descritores: Infecção Hospitalar; Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos; Enfermagem Perioperatória.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Vieira de Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: erica.vieira.andrade@terra.com.br.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: mhelena331@hotmail.com.

Ana Lúcia de Mattia, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: almattia@uol.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Andrade Érica V de, Barbosa MH, Mattia AL de. Preditores de infecções relacionadas à assistência à saúde em cirurgia cardíaca. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(4):965-72. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21280

Edição

Seção

Artigo Original