Demanda de apoio social pela família da criança com paralisia cerebral

Autores

  • Elizane Regina Santos Sandor Universidade Paulista
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá
  • Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.21112

Palavras-chave:

Família, Paralisia Cerebral, Enfermagem, Criança, Apoio Social.

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) tem repercussão significativa na família. O objetivo deste trabalho foi conhecer as demandas de apoio social que a família da criança com PC tem e como elas repercutem no cuidado que presta à criança. Trata-se de pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, desenvolvida com sete famílias de crianças assistidas em um ambulatório infantil. Da análise das entrevistas, emergiram as categorias: “demandas de apoio da família”; “descrença na rede de suporte”, “interação com os profissionais prejudicada” e “enfrentando apesar de tudo”. A demanda de apoio social é evidente, sendo imprescindível que políticas públicas e vinculação institucional e profissional ocorram para que haja assistência integral e humanizada à família com o contexto de cuidado à criança com PC.

doi: 10.5216/ree.v16i2.21112.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizane Regina Santos Sandor, Universidade Paulista

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente Universidade Paulista. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: elisandor@gmail.com.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: soniasilva.marcon@uem.br

Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil. E-mail: noeli@ufscar.br.

Giselle Dupas, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFSCar. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: gdupas@ufscar.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Sandor ERS, Marcon SS, Ferreira NMLA, Dupas G. Demanda de apoio social pela família da criança com paralisia cerebral. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(2):417-25. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21112

Edição

Seção

Artigo Original