Parasitos oportunistas intestinais em pacientes submetidos à hemodiálise - revisão sistemática da literatura

Autores

  • Solimar Almeida de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical
  • Sônia de Fátima Oliveira Santos Faculdade FIBRA
  • Marco Tulio Antonio García-Zapata Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.21019

Palavras-chave:

Diálise Renal, Blastocystis hominis, Cryptosporidium, Cyclospora, Isospora

Resumo

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar a ocorrência de parasitos entéricos oportunistas em pacientes nefropatas crônicos submetidos à hemodiálise. A revisão consistiu de busca de artigos publicados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, PubMed entre 1991 e 2013. Foram identificados 178 artigos, dos quais dez foram considerados relevantes para o presente trabalho. Nos trabalhos os pesquisadores demonstraram que os pacientes imunossuprimidos submetidos à hemodiálise são potencialmente infectados por agentes entéricos oportunistas. Há necessidade de maior quantidade de estudos sobre o tema uma vez que existe uma ocorrência mundial crescente das doenças renais crônicas e o potencial acometimento de doenças oportunistas nesta população podendo, inclusive, ocasionar a contaminação de ambientes hospitalares por protozoários entéricos oportunistas.

Descritores: Diálise Renal; Blastocystis hominis; Cryptosporidium; Cyclospora; Isospora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solimar Almeida de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical

Biomédica, Mestre em Ciências da Saúde. Biomédica do Instituto de Patologia Tropical da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: solbiomed@hotmail.com.

Sônia de Fátima Oliveira Santos, Faculdade FIBRA

Bióloga, Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Faculdade FIBRA. Anápolis, GO, Brasil. E-mail: soniaoliveirasantos@yahoo.com.br.

Marco Tulio Antonio García-Zapata, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical

Médico e Biólogo, Doutor em Infectologia e Medicina Tropical. Professor Titular do IPTSP/UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: mctulianpg@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Oliveira SA de, Santos S de FO, García-Zapata MTA. Parasitos oportunistas intestinais em pacientes submetidos à hemodiálise - revisão sistemática da literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(4):1043-51. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21019

Edição

Seção

Artigo de Revisão