Fatores intervenientes na satisfação para trabalhar na enfermagem de um hospital no Rio de Janeiro

  • Cristiana Dias Silveira
  • Marluci Andrade Conceição Stipp Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Valéria Zadra de Mattos
Palavras-chave: Motivação, Equipe de Enfermagem, Satisfação no Emprego, Administração de Recursos Humanos em Hospitais

Resumo

Objetivou-se analisar as prioridades percebidas pela equipe de enfermagem em relação aos fatores que influenciam na satisfação para o trabalho. Estudo quantitativo realizado com a equipe de enfermagem de um Hospital privado no Rio de Janeiro entre fevereiro e maio de 2010. Aplicou-se um formulário estruturado e obteve-se análise estatística descritiva utilizando-se planilha Excel e software Statistica. Nos resultados ocorreu similaridade em relação às prioridades atribuídas para a maioria dos fatores, tanto para técnicos de enfermagem quanto para enfermeiros respectivamente: recursos materiais (58,62% e 65,00%), salário (62,07% e 80,00%), relacionamento com colegas de trabalho (46,55% e 65,00%), liderança (41,38% e 45,00%), e reconhecimento do trabalho realizado (37,93% e 47,50%). Na política de gestão do hospital ocorreu divergência: 39,66% dos técnicos priorizaram a forma de supervisão e 57,50% dos enfermeiros, plano de cargos e salários. Estes fatores representam uma tendência de comportamento, podendo servir de base para ações motivacionais futuras.

Descritores: Motivação; Equipe de Enfermagem; Satisfação no Emprego; Administração de Recursos Humanos em Hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Dias Silveira
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: cdiassilveira@gmail.com.
Marluci Andrade Conceição Stipp, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: marlustipp@gmail.com.
Valéria Zadra de Mattos
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: valzadra@uol.com.br.
Publicado
31-03-2014
Como Citar
Silveira, C. D., Stipp, M. A. C., & Mattos, V. Z. de. (2014). Fatores intervenientes na satisfação para trabalhar na enfermagem de um hospital no Rio de Janeiro. Revista Eletrônica De Enfermagem, 16(1), 100-8. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.21002
Seção
Artigo Original