Sexualidade do adolescente na percepção dos pais, sob a perspectiva de Foucault

Autores

  • Renata Salomão Universidade de Franca
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Aparecida Tedeschi Cano Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.20978

Palavras-chave:

Adolescente, Sexualidade, Educação Sexual.

Resumo

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo conhecer junto a pais de adolescentes do sexo masculino como tem sido sua experiência com a sexualidade de seus filhos e também como era o relacionamento nesse aspecto com os seus pais quando eram adolescentes. Pesquisa de abordagem qualitativa realizada com quatro pais de alunos de uma escola privada do município de Franca, SP, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas que foram tratadas na perspectiva da análise de conteúdo, modalidade temática. Após a leitura, organização e ordenação dos dados estabeleceram-se, com base na perspectiva de Foucault, dois núcleos temáticos: contextualização da época da adolescência e controle da sexualidade, com os subtemas diálogo, medicalização e religião. Observou-se na análise que o aparente afrouxamento da repressão sexual pode ser um engodo, já que sistemas mais sutis de controle podem ser utilizados para manipular com maior precisão a sexualidade do adolescente.

Descritores: Adolescente; Sexualidade; Educação Sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Salomão, Universidade de Franca

Psicologa, Mestre em Promoção de Saúde. Docente da Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca, SP, Brasil. E-mail: renatas@unifran.br.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: maiossi@eerp.usp.br.

Maria Aparecida Tedeschi Cano, Universidade de Franca

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da UNIFRAN. Franca, SP, Brasil. E-mail: cano@unifran.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Salomão R, Silva MAI, Cano MAT. Sexualidade do adolescente na percepção dos pais, sob a perspectiva de Foucault. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(3):609-18. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20978

Edição

Seção

Artigo Original