Redução de Danos em Florianópolis-SC: uma política estratégica de prevenção e cuidado à saúde

Autores

  • Isabel Cristina Alves Maliska Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
  • Maria Itayra Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Selma Regina Andrade Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20761

Palavras-chave:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Usuários de Drogas, Redução do Dano

Resumo

Estudo descritivo qualitativo com perspectiva sócio-histórica, que analisa como a política de Redução de Danos se desenvolveu enquanto estratégia de prevenção e cuidado do HIV/AIDS entre os usuários de drogas injetáveis no município de Florianópolis-SC. Foram realizadas entrevistas utilizando a técnica de História Oral Temática. Os sujeitos do estudo foram dez profissionais de saúde que exerceram atividades de assistência e/ou gestão vinculadas as DST/AIDS no período do estudo (1993-2010). Para tratamento dos dados utilizou-se análise de conteúdo, chegando a duas categorias: A implantação do Projeto de Redução de Danos em Florianópolis; e O reconhecimento da Redução de Danos como política estratégica de prevenção ao HIV e outras situações de vulnerabilidade. Como resultados, destaca-se neste município aspectos desta política inclusiva e inovadora no cuidado em saúde, ao colocar em prática princípios substantivos do SUS entre usuários de drogas, gerando novas possibilidades de prevenção e cuidado entre esta população.

Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Usuários de Drogas; Redução do Dano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Alves Maliska, Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário

Enfermagem, Doutora em Enfermagem. Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: isabel.alves07@yahoo.com.br.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermagem, Doutorado em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem (PEN) da UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: padilham17@yahoo.ufsc.br.

Selma Regina Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermagem, Doutorado em Enfermagem. Professora Adjunta do PEN/UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: selam@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Maliska ICA, Padilha MI, Andrade SR. Redução de Danos em Florianópolis-SC: uma política estratégica de prevenção e cuidado à saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(1):170-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20761

Edição

Seção

Artigo Original