O significado de cuidar do paciente obeso para um grupo de enfermeiras

  • Emilly Souza Marques Universidade Federal de Alagoas
  • Géssyca Cavalcante de Melo Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Regina Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Palavras-chave: Obesidade, Cuidados de Enfermagem, Assistência Hospitalar

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo realizado com seis enfermeiras de um hospital público, cujo objetivo foi descrever o significado de cuidar do paciente obeso para essas profissionais. As informações foram produzidas mediante entrevista gravada e transcrita, utilizando roteiro semiestruturado. Os dados foram organizados por temas extraídos das falas exaustivamente lidas e o Interacionismo Simbólico foi adotado para interpretação dos achados. Os resultados gerados a partir do processo analítico foram organizados em torno dos seguintes temas: Ser obeso é estar acima, não é saudável; Cuidar de obesos é uma questão estrutural; Pacientes obesos dão trabalho, inspiram cuidados, nada de mais; Cuidar de obesos exige trabalho em equipe. Os significados apreendidos podem interferir na assistência prestada, porém as enfermeiras reconhecem a necessidade do trabalho em equipe para cuidar integralmente. É possível que os significados encontrados nesta pesquisa possam ser modificados positivamente, contribuindo para um cuidado de Enfermagem ao obeso livre de discriminações.

Descritores: Obesidade; Cuidados de Enfermagem; Assistência Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Souza Marques, Universidade Federal de Alagoas
Enfermeira. Enfermeira Residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: emillybio@hotmail.com.
Géssyca Cavalcante de Melo, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Discente do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR/UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: gessycamelo@hotmail.com.
Regina Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira Obstétrica, Doutora em Enfermagem/EEAN. Professora Associada II da ESENFAR/UFAL. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Alagoas. Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: relpesantos@gmail.com.

Publicado
31-03-2014
Como Citar
Marques, E., Melo, G., & Santos, R. M. dos. (2014). O significado de cuidar do paciente obeso para um grupo de enfermeiras. Revista Eletrônica De Enfermagem, 16(1), 151-60. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20658
Seção
Artigo Original