Monitoramento de episódios de quedas em Instituição para Idosos

Autores

  • Cristina Lavareda Baixinho Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • Maria dos Anjos Dixe Escola Superior de Saude do Instituto Politecnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20650

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Acidentes por Quedas, Cuidados de Enfermagem

Resumo

As quedas causam incapacidade, dependência e isolamento, aumentam a comorbilidade, sendo a primeira causa de morte por acidente nos idosos. O estudo descritivo realizado por meio de análise documental teve como objetivo determinar a taxa de prevalência, incidência e características dos episódios de queda em idosos residentes de uma instituição. Os dados foram colhidos em 6.205 registros institucionais por meio de um instrumento semiestruturado e analisados por estatística descritiva. Foram identificados 123 episódios de quedas, em que de 99 idosos, 40,9% sofreu pelo menos uma queda e desses 23 tiveram duas ou mais quedas. Caem mais mulheres e os de maior idade, predominantemente, à noite e no quarto, quando se levantam. A maioria das situações não resultou em lesão. Medidas de segurança podem prevenir quedas ou a reincidência delas. A melhoria na qualidade dos registros das quedas pode auxiliar o monitoramento sistemático desses episódios, bem como qualificar o cuidado de enfermagem.

Descritores: Instituição de Longa Permanência para Idosos; Acidentes por Quedas; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Lavareda Baixinho, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Enfermeira, Mestre em Saúde Escola. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Católica Portuguesa. Professora da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Lisboa, Portugal. E-mail: crbaixinho@esel.pt.

Maria dos Anjos Dixe, Escola Superior de Saude do Instituto Politecnico de Leiria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leira. Leira, Portugal. E-mail: maria.dixe@ipleiria.pt.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Baixinho CL, Dixe M dos A. Monitoramento de episódios de quedas em Instituição para Idosos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(1):28-34. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20650

Edição

Seção

Artigo Original