A visita domiciliar de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Luciana Valadão Alves Kebian
  • Sonia Acioli Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20260

Palavras-chave:

Saúde da Família, Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Visita Domiciliar

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever as práticas desenvolvidas por enfermeiros e agentes comunitários de saúde no contexto da visita domiciliar da Estratégia Saúde da Família. É um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados, realizada entre janeiro e março de 2010, utilizou entrevistas semi-estruturadas com oito enfermeiros e sete agentes comunitários de saúde de duas unidades de saúde da família do município do Rio de Janeiro. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Observou-se interação baixa entre enfermeiro e agente comunitário de saúde na visita domiciliar. A sobrecarga de trabalho e a violência estão entre as principais dificuldades identificadas para a realização da visita domiciliar. Evidenciou-se um planejamento da visita domiciliar assistemático. Recomenda-se intensificar os momentos de educação permanente, a fim de discutir de modo problematizador os papeis e as atribuições de cada membro da equipe na visita domiciliar, assim como a sistematização desta atividade.

Descritores: Saúde da Família; Enfermagem; Agente Comunitário de Saúde; Visita Domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Valadão Alves Kebian

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: lucianavvalves@hotmail.com.

Sonia Acioli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: soacioli@gmail.com.

Downloads

Publicado

31-03-2014

Como Citar

Kebian, L. V. A., & Acioli, S. (2014). A visita domiciliar de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família. Revista Eletrônica De Enfermagem, 16(1), 161–9. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20260

Edição

Seção

Artigo Original