Trauma vascular periférico em crianças: fatores relacionados pelo método de regressão logística

Autores

  • Raquel Nogueira Avelar Silva
  • Cristina Arreguy-Sena Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20145

Palavras-chave:

Criança, Diagnóstico de Enfermagem, Veias, Lesões

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar fatores relacionados ao “trauma vascular periférico” em crianças de seis meses a 12 anos. Coorte prospectiva na qual foram incluídas crianças com veia periférica puncionada pela primeira vez por demítrio e excluídas aquelas com alta/resolução completa das manifestações de trauma após remoção do cateter. Foram realizadas avaliações clínicas diárias em intervalos inferiores a 24 horas. Os dados foram tratados segundo teste de Pearson e método da regressão logística. Dentre as 14 variáveis consideradas intervenientes, quatro foram estatisticamente associadas à ocorrência de trauma: sujidade e umidade no sítio de inserção do cateter, calibre do cateter e idade. A pesquisa evidenciou relação causal entre variáveis intervenientes e o desfecho, “trauma vascular periférico”, contribuindo, desta forma, para a estruturação de conhecimento do processo de punção de vasos periféricos em crianças de seis meses a 12 anos de idade.

Descritores: Criança; Diagnóstico de Enfermagem; Veias; Lesões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Nogueira Avelar Silva

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: raquelavelar1@yahoo.com.br.

Cristina Arreguy-Sena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. E-mail: cristina.arreguy@ufjf.edu.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Silva RNA, Arreguy-Sena C. Trauma vascular periférico em crianças: fatores relacionados pelo método de regressão logística. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 29º de março de 2024];16(1):117-24. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20145

Edição

Seção

Artigo Original