Diagnósticos reais e proposta de intervenções de enfermagem para os pacientes vítimas de múltiplos traumas

Autores

  • Kátia Cilene Godinho Bertoncello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cibele D’Avila Kramer Cavalcanti
  • Patricia Ilha

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.19497

Palavras-chave:

Traumatismo Múltiplo, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem em Emergência

Resumo

Estudo quantitativo descritivo realizado em uma emergência hospitalar de referência em traumatologia cujo objetivo foi identificar os diagnósticos de enfermagem apresentados por pacientes vítimas de múltiplos traumas atendidos no período de fevereiro a abril de 2012 e, posteriormente, propor intervenções de enfermagem. Foram avaliados 41 pacientes encaminhados por serviços de atendimento pré-hospitalar, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e não gestantes utilizando como referencial teórico a Taxonomia II da NANDA Internacional e a Nursing Interventions Classification. Foram identificados 25 diagnósticos. Os mais prevalentes foram: dor aguda; mobilidade física prejudicada; deambulação prejudicada; déficit no autocuidado para banho; déficit no autocuidado para vestir-se; déficit no autocuidado para higiene íntima; mobilidade no leito prejudicada; capacidade de transferência prejudicada; integridade da pele prejudicada; integridade tissular prejudicada; déficit no autocuidado para alimentação; padrão respiratório ineficaz. Após, foram propostas 82 intervenções de enfermagem que pudessem propiciar uma redução de danos a esses pacientes.

Descritores: Traumatismo Múltiplo; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem em Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: kbertoncello@yahoo.com.br.

Cibele D’Avila Kramer Cavalcanti

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: cibelekramer@gmail.com.

Patricia Ilha

Enfermeira. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: ilha.patricia@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Bertoncello KCG, Cavalcanti CDK, Ilha P. Diagnósticos reais e proposta de intervenções de enfermagem para os pacientes vítimas de múltiplos traumas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(4):905-14. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19497

Edição

Seção

Artigo Original