Cotidiano medicamentoso de adolescentes com HIV/AIDS

Autores

  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Bohrer da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Victor Cesar de Albuquerque Universidade Federal de Santa Maria
  • Renata de Moura Bubadué Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.19127

Palavras-chave:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, HIV, Saúde do Adolescente, Terapia Antirretroviral de Alta Atividade, Enfermagem

Resumo

No presente estudo foi objetivo descrever as características sociodemográficas, clínicas, comportamentais e do cotidiano medicamentoso de adolescentes com HIV/AIDS de 13 a 19 anos atendidos em serviço de referência. Estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa realizado com 23 adolescentes. Os dados foram coletados por meio de formulário nos dias de consulta no ambulatório. A análise univariada evidenciou o quantitativo do sexo feminino, a fase inicial da adolescência e a transmissão vertical. Destaca-se a falta de assiduidade às consultas, a relação sexual sem preservativo e o uso de álcool. No cotidiano medicamentoso salienta-se que dependem dos responsáveis e utilizam estratégias para se lembrar de tomar os medicamentos, desconhecem os exames laboratoriais de controle da doença, consideram difícil manter o acompanhamento e tratamento. Evidencia-se a necessidade de intervenção educativa por meio de tecnologias da informação e comunicação, como a internet, com vistas à promoção da saúde e à autonomia do adolescente.

Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV; Saúde do Adolescente; Terapia Antirretroviral de Alta Atividade; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: cris_depaula1@hotmail.com.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: stelamaris_padoin@hotmail.com.

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chapecó, SC, Brasil. E-mail: crhisdebrum@gmail.com.

Clarissa Bohrer da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: clabohrer@gmail.com.

Paulo Victor Cesar de Albuquerque, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do curso de graduação em Enfermagem da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: victor.dealbuquerque@hotmail.com.

Renata de Moura Bubadué, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: renatabubadue@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Paula CC de, Padoin SM de M, Brum CN de, Silva CB da, Albuquerque PVC de, Bubadué R de M. Cotidiano medicamentoso de adolescentes com HIV/AIDS. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 1º de dezembro de 2022];15(4):1016-25. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19127

Edição

Seção

Artigo Original