Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.19109Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Educação a Distância, Educação Superior, Enfermagem.Resumo
A educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde.
Descritores: Avaliação Educacional; Educação a Distância; Educação Superior; Enfermagem.