Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional

Autores

  • Elioenai Dorneles Alves Universiade de Brasília
  • Lísia Sousa Neiva Ribeiro
  • Débora Caetano de Souza Martins Guimarães
  • Cássio Murilo Alves Costa
  • Henry Maia Peixoto
  • Emerson Fachin Martins Universiade de Brasília
  • Aline Oliveira Silveira Universiade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.19109

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação a Distância, Educação Superior, Enfermagem.

Resumo

A educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde.

Descritores: Avaliação Educacional; Educação a Distância; Educação Superior; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elioenai Dorneles Alves, Universiade de Brasília

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Titular, Livre Docente, Coordenador do Laboratório de Educação, EAD e Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. E-mail: elioenai@unb.br.

Lísia Sousa Neiva Ribeiro

Licenciada em Letras, Mestre em Linguística. Morrinhos, GO, Brasil. E-mail: luciano.ifg@gmail.com.

Débora Caetano de Souza Martins Guimarães

Enfermeira. Brasília, DF, Brasil. E-mail: deboracguimaraes@gmail.com.

Cássio Murilo Alves Costa

Administrador. Brasília, DF, Brasil. E-mail: cassiocosta66@gmail.com.

Henry Maia Peixoto

Enfermeiro. Brasília, DF, Brasil. E-mail: henrymaiap9@gmail.com.

Emerson Fachin Martins, Universiade de Brasília

Fisioterapeuta, Doutor em Neurociências e Comportamento. Professor Adjunto da UnB. Brasília, DF, Brasil. E-mail: efmartins@unb.br.

Aline Oliveira Silveira, Universiade de Brasília

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da UnB. Brasília, DF, Brasil. E-mail: alinesilveira@unb.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Alves ED, Ribeiro LSN, Guimarães DC de SM, Costa CMA, Peixoto HM, Martins EF, Silveira AO. Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 6º de julho de 2022];14(3):473-82. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19109

Edição

Seção

Artigo Original