“Na brincadeira a gente foi aprendendo”: promoção de saúde sexual e reprodutiva com homens adolescentes

Autores

  • Aline Maria Dantas Bechara
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Medeiros Universidade Federal de Goias
  • Vera Lúcia Dutra Facundes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.19046

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde Sexual e Reprodutiva, Promoção da Saúde.

Resumo

Atualmente, observa-se maior vulnerabilidade dos homens a infecções por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e gravidez não planejada em virtude da não adoção de práticas preventivas. Objetivou-se com este estudo descrever e analisar o conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e sexualidade de um grupo de jovens homens antes e após um projeto de promoção de saúde sexual/reprodutiva, descrever e avaliar as estratégias utilizadas. Trata-se de um estudo de caso realizado com sete adolescentes. Os dados coletados por meio de questionário, gravação em meio digital das intervenções e observação participante foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Observou-se aumento no conhecimento dos sujeitos após a intervenção. Identificaram-se seis categorias temáticas relacionadas ao corpo e suas percepções na vivência da sexualidade: DST; gravidez; sexualidade segura; gênero; e sexualidade. A avaliação das intervenções apontou rupturas com concepções sociais hegemônicas e a potencialidade de ações de promoção de saúde sexual/reprodutiva específicas para homens.

Descritores: Adolescente; Saúde Sexual e Reprodutiva; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Dantas Bechara

Terapeuta Ocupacional. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: nina_bechara@yahoo.com.br.

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (CCS/UFPE). Recife, PE, Brasil. E-mail: danielatgontijo@gmail.com.

Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goias

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: marcelo@fen.ufg.br.

Vera Lúcia Dutra Facundes, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Professora Adjunta do CCS/UFPE. Recife, PE, Brasil. E-mail: verafacundes@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Bechara AMD, Gontijo DT, Medeiros M, Facundes VLD. “Na brincadeira a gente foi aprendendo”: promoção de saúde sexual e reprodutiva com homens adolescentes. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 18º de abril de 2024];15(1):25-33. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/19046

Edição

Seção

Artigo Original