Manual de Enfermagem de um hospital modelo-referência da cidade de São Paulo nos anos 1970

Autores

  • Danilo Fernandes Brasileiro Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Cristina Sanna Universidade Federal de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.18916

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Administração de Serviços de Saúde, Administração Hospitalar

Resumo

RESUMO

Estudo descritivo, histórico-documental que objetivou descrever o conteúdo sobre o gerenciamento de recursos para a assistência de enfermagem de que tratava o Manual da Subdivisão de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A fonte do estudo foi a segunda edição do Manual da Subdivisão de Enfermagem, datado de 1973. A análise empregou o referencial teórico - “Estrutura do Conhecimento de Administração em Enfermagem”, que permitiu classificar e apresentar os achados em oito categorias. As categorias denominadas Prática de Administração de Recursos Financeiros e Prática de Administração de Recursos Físicos foram as menos expressivas. Concluiu-se que a formulação da estrutura administrativa do trabalho de enfermagem expressa no manual, além de pioneira e sistematizada, abrangia espectro relevante de práticas de gerenciamento do serviço de enfermagem.

Descritores: História da Enfermagem; Administração de Serviços de Saúde; Administração Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Fernandes Brasileiro, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiro. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: daniloenfermagem@hotmail.com.

Maria Cristina Sanna, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mcsanna@uol.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Brasileiro DF, Sanna MC. Manual de Enfermagem de um hospital modelo-referência da cidade de São Paulo nos anos 1970. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(3):665-75. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/18916

Edição

Seção

Artigo Original