O cuidado de enfermagem à pessoa que se submete à cirurgia para redução de peso

Autores

  • Eliziani Gonçalves da Silva Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Zilanda Sorai de Oliveira
  • Sonia Ayako Tao Maruyama Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.18843

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Cirurgia Bariátrica, Obesidade

Resumo

Questiona-se a percepção dos profissionais de enfermagem sobre as pessoas que fazem cirurgia para redução de peso, objetivando compreender o cuidado da enfermagem às pessoas que se submetem a esta cirurgia. Pesquisa compreensiva realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante junto aos profissionais de enfermagem, no período de fevereiro a maio de 2011. A análise utilizada foi a temática e as categorias encontradas foram: o cuidado ao corpo físico, que relaciona o conhecimento técnico-científico às condições adequadas de trabalho e de recurso humanos, asseguradas legalmente, mas não garantidas institucionalmente; e o cuidado ao corpo social, que diz respeito às tecnologias relacionais, com ênfase na observação, na escuta, na fala, no diálogo e no vínculo. Os resultados evidenciam que a perspectiva sociocultural valoriza os comportamentos, as crenças e os significados como elementos importantes para a qualificação do cuidado.

Descritores: Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Cirurgia Bariátrica; Obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziani Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: elizianisilva@hotmail.com.

Zilanda Sorai de Oliveira

Enfermeira. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: zilanda_sorai@hotmail.com.

Sonia Ayako Tao Maruyama, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: soniamaruyama@gmail.com.

Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem Fundamental. Professor Adjunto da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: aldenanlima@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Silva EG da, Oliveira ZS de, Maruyama SAT, Costa ALRC da. O cuidado de enfermagem à pessoa que se submete à cirurgia para redução de peso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(4):886-96. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/18843

Edição

Seção

Artigo Original