Necessidades humanas básicas e dependência de cuidados de enfermagem de idosos institucionalizados

Autores

  • Luanna dos Santos Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Elizabeth Moura Soares de Souza Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Célia Alves Rozendo Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i3.18631

Palavras-chave:

Idoso, Enfermagem Geriátrica, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

RESUMO

Esta pesquisa objetivou identificar as necessidades humanas básicas e o grau de dependência de cuidados de enfermagem de idosos institucionalizados. Trata-se de estudo quantitativo descritivo observacional realizado com 67 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, de Maceió, AL. Utilizou-se para coleta de dados instrumento contendo dados de caracterização da Instituição e dos sujeitos e o Sistema de Classificação de Pacientes. Os resultados apontam o predomínio de idosos acima dos 70 anos, sexo masculino, não alfabetizados, solteiros, residentes a aproximadamente 5,5 anos na instituição. As necessidades humanas básicas mais afetadas eram: cuidado corporal, educação à saúde, locomoção, eliminações e mobilidade. O grau de dependência dos cuidados de enfermagem mais observado foi a dependência parcial. Os resultados permitem tanto uma melhor compreensão das reais necessidades demandadas por idosos institucionalizados, quanto colaborar para a (re)organização do serviço de enfermagem.

Descritores: Idoso; Enfermagem Geriátrica; Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanna dos Santos Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeria. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL, Brasil. E-mail:  luanna.rocha.enf@gmail.com.

Elizabeth Moura Soares de Souza, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira. Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Assistente Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: elmososo@gmail.com.

Célia Alves Rozendo, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjundo da ESENFAR/UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: celia.rozendo@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2013

Como Citar

1.
Rocha L dos S, Souza EMS de, Rozendo CA. Necessidades humanas básicas e dependência de cuidados de enfermagem de idosos institucionalizados. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];15(3):720-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/18631

Edição

Seção

Artigo Original