Competências essenciais de programas de assistência domiciliar para pacientes com acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.18046Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Competência Profissional, Serviços de Assistência Domiciliar, Cuidadores, Acidente Cerebral VascularResumo
doi: 10.5216/ree.v15i2.18046 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.18046.
RESUMO
O Programa de Atendimento Domiciliar agrega em suas atribuições inúmeras Competências Essenciais, tais como as propostas pela Agência de Saúde Pública do Canadá. Dessa forma, buscou-se avaliar a inserção dessas competências essenciais neste programa. Trata-se de um estudo transversal, realizado de janeiro a abril de 2010, com cuidadores e pacientes assistidos pelo programa. Utilizaram-se formulários e diário de campo para a coleta de dados e posteriormente buscou-se avaliar as atividades exercidas no âmbito das competências essenciais preconizadas. Assim, foi possível perceber que as atribuições exercidas pelo programa ainda se encontram aquém do que é almejado, haja vista a lógica biomédica empregada, que conduziu à implementação parcial de Competências Essenciais como: Políticas de Saúde Pública; Planejamento e Implementação; Parceria, Colaboração e Apoio e Liderança. Tal fato denota a necessidade de maiores esforços governamentais e por parte dos profissionais envolvidos no programa com vistas à melhoria da atenção oferecida.
Descritores: Promoção da Saúde; Competência Profissional; Serviços de Assistência Domiciliar; Cuidadores; Acidente Cerebral Vascular.