Cotidiano da família que experiência a condição crônica por anemia falciforme

Autores

  • Alessandra Hoelscher da Silva Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roseney Bellato Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso
  • Laura Araújo Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17687

Palavras-chave:

Anemia Falciforme, Doença Crônica, Família, Apoio Social, Enfermagem

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.17687 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17687

 

RESUMO

O estudo teve como objetivo compreender o cotidiano da família que experiencia a condição crônica por anemia falciforme em adolescentes, enfatizando sua dinâmica, modo de se organizar para buscar, produzir e gerenciar o cuidado necessário. Estudo de Caso com emprego da História de Vida Focal por meio da entrevista em profundidade, realizado entre dezembro/2010 a outubro/2011. Pudemos apreender que a família é bastante afetada em seu cotidiano devido à intensa necessidade de cuidados continuados e renovados dos adolescentes. Nesse processo tece redes que possam lhe dar certa sustentabilidade e apoio; porém, evidenciamos que os serviços e profissionais de saúde têm participação ainda pontual e limitada no cuidado à pessoa e família que vivenciam a anemia falciforme. Assim, compreender o cotidiano do cuidado familiar subsidia a modelagem de práticas profissionais com maior efetividade, tendo por base a atenção integral, que possa atender às necessidades intensas e mutáveis que cada adolescente apresenta.

Descritores: Anemia Falciforme; Doença Crônica; Família; Apoio Social; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Hoelscher da Silva, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: ale.hoelscher@yahoo.com.

Roseney Bellato, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: roseney@terra.com.br.

Laura Araújo, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da FAEN/UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: laurafil1@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Como Citar

1.
Silva AH da, Bellato R, Araújo L. Cotidiano da família que experiência a condição crônica por anemia falciforme. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 2º de julho de 2022];15(2):437-46. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17687

Edição

Seção

Artigo Original