Internação conjunta pediátrica: compreendendo a negociação enfermeiro-acompanhante

Autores

  • Beatriz Castanheira Facio
  • Laura Misue Matsuda Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Harumi Higarashi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17419

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Negociação, Criança Hospitalizada, Família

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.17419 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17419

 

RESUMO

Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, que teve como objetivo compreender a percepção de enfermeiros de uma unidade pediátrica sobre a inserção de familiares/acompanhantes no processo de cuidado. Realizou-se nos meses de junho e julho de 2011, por meio de entrevistas gravadas, com enfermeiras do setor de Pediatria de um hospital de ensino público que adota a prática de “Internação Conjunta Pediátrica”. Mediante a Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática, estabeleceram-se três eixos temáticos: Inserção do acompanhante na unidade de internação pediátrica; Desvelando a realidade de compartilhamento do cuidado com o acompanhante; Perspectivas para a efetividade da negociação do cuidado. Os resultados apontaram que há inconsistências no modo como o enfermeiro compreende a negociação do cuidado da criança e também na inserção do acompanhante nesse processo.

Descritores: Enfermagem Pediátrica; Negociação; Criança Hospitalizada; Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Castanheira Facio

Enfermeira. Londrina, PR, Brasil. E-mail: beatriz_faccio@hotmail.com.

Laura Misue Matsuda, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. E-mail: lmisue@terra.com.br.

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Educação. Professora Adjunta da UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: ihhigarashi@uem.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Edição

Seção

Artigo Original