Internação conjunta pediátrica: compreendendo a negociação enfermeiro-acompanhante
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17419Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Negociação, Criança Hospitalizada, FamíliaResumo
doi: 10.5216/ree.v15i2.17419 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17419
RESUMO
Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, que teve como objetivo compreender a percepção de enfermeiros de uma unidade pediátrica sobre a inserção de familiares/acompanhantes no processo de cuidado. Realizou-se nos meses de junho e julho de 2011, por meio de entrevistas gravadas, com enfermeiras do setor de Pediatria de um hospital de ensino público que adota a prática de “Internação Conjunta Pediátrica”. Mediante a Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática, estabeleceram-se três eixos temáticos: Inserção do acompanhante na unidade de internação pediátrica; Desvelando a realidade de compartilhamento do cuidado com o acompanhante; Perspectivas para a efetividade da negociação do cuidado. Os resultados apontaram que há inconsistências no modo como o enfermeiro compreende a negociação do cuidado da criança e também na inserção do acompanhante nesse processo.
Descritores: Enfermagem Pediátrica; Negociação; Criança Hospitalizada; Família.