Carga de trabalho em centro de material e esterilização: subsídios para dimensionar pessoal de enfermagem

Autores

  • Márcia Elisa Binder Neis Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.17314

Palavras-chave:

Carga de Trabalho, Enfermagem, Esterilização

Resumo

Estudo cujo objetivo foi mensurar a carga de trabalho média diária dos trabalhadores de enfermagem de um Centro de Material e Esterilização de um hospital de ensino. Após a construção de um sistema de classificação de pacotes esterilizados, foi desenvolvido instrumento para mensuração do tempo de processamento desses pacotes e outro para registro da quantidade de pacotes esterilizados processados diariamente. Durante 122 dias, foram registrados em instrumentos próprios os pacotes processados, de acordo com a classificação dos mesmos, incluindo a complexidade e quantidade dos artigos que compõem os pacotes esterilizados. Obtivemos a carga de trabalho por meio da média diária de pacotes processados e o tempo médio de processamento do conjunto de pacotes esterilizados. Concluiu-se que a produção média diária foi de 657 pacotes, com tempo médio de processamento de 10 minutos por pacote. Há necessidade de estudos complementares visando acrescentar atividades pontuais no tempo de processamento dos pacotes esterilizados.

Descritores: Carga de Trabalho; Enfermagem; Esterilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Elisa Binder Neis, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: marcianeis@gmail.com.

Francine Lima Gelbcke, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFSC, Diretora de Enfermagem do HU/UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: fgelbcke@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Binder Neis ME, Gelbcke FL. Carga de trabalho em centro de material e esterilização: subsídios para dimensionar pessoal de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 29º de junho de 2022];15(1):15-24. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17314

Edição

Seção

Artigo Original