Caracterização epidemiológica dos microrganismos presentes em jalecos dos profissionais de saúde

Autores

  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Marlene das Dores Medeiros Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.17207

Palavras-chave:

nfecção Hospitalar, Vestuário, Pessoal de Saúde

Resumo

RESUMO

Estudo transversal cujo objetivo foi determinar as características epidemiológicas de microrganismos presentes nos jalecos de profissionais de saúde em um hospital universitário. A pesquisa foi realizada com profissionais de saúde, por meio da aplicação de um questionário para obtenção de informações quanto ao perfil sociodemográfico e comportamento dos profissionais da unidade de internação em relação aos cuidados com o jaleco. Em seguida, realizou-se a rolagem de swabs nas regiões dos bolsos e abdômen do jaleco. Os dados foram analisados por estatística descritiva. A maioria dos profissionais (76%) relatou utilizar jaleco somente no setor de trabalho, 60% informaram que têm  como hábito trocá-lo a cada dois dias. Os bolsos foram mais contaminados que a região abdominal. Predominou a recuperação de Staphylococcus coagulase negativo com resistência a vários antimicrobianos, dentre eles a oxacilina. Concluiu-se que os jalecos dos profissionais estavam contaminados por microrganismos, contribuindo para a disseminação de patógenos entre diferentes pacientes.

Descritores: Infecção Hospitalar; Vestuário; Pessoal de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Pós-Doutora pela Universidade de Nova York. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: adrianacoliveira@gmail.com.

Marlene das Dores Medeiros Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: mad.medeiros@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Oliveira AC de, Silva M das DM. Caracterização epidemiológica dos microrganismos presentes em jalecos dos profissionais de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 7º de julho de 2022];15(1):80-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/17207

Edição

Seção

Artigo Original