Medida da ansiedade e depressão em pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas

Autores

  • Mariana Avelino dos Santos Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto
  • Lídia Aparecida Rossi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Luciana Paiva Universidade de São Paulo
  • Rosana Aparecida Spadoti Dantas Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Daniele Alcalá Pompeo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Elaine Cristina Bomfim Machado

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.16987

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Cirurgia, Assistência Perioperatória.

Resumo

Os procedimentos cirúrgicos aliados à hospitalização representam uma ameaça ao doente e sua família, devido às alterações físicas, reações psicológicas e sociais. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a presença de sinais e sintomas de ansiedade e depressão e verificar associações das patologias com as variáveis sexo e idade, em pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas. Os dados foram coletados em um Hospital Universitário de Ribeirão Preto e a amostra foi composta por 100 sujeitos que responderam a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HADS) e a um instrumento de dados sociodemográficos e clínicos, e informações relativas às condições do período perioperatório. Na avaliação de ansiedade e depressão, 40% dos indivíduos foram considerados casos de ansiedade e 22% dos indivíduos foram considerados casos de depressão. Encontrou-se relação estatisticamente significante dos níveis dessas patologias com as variáveis sexo masculino (p=0,001), feminino (p=0,000) e idade até 45 anos (p=0,000).

Descritores: Ansiedade; Depressão; Cirurgia; Assistência Perioperatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Avelino dos Santos, Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto

Enfermeira. Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto. Monte Alto, SP, Brasil. E-mail: mariana_avelino@hotmail.com.

Lídia Aparecida Rossi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rizzardo@eerp.usp.br

Luciana Paiva, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: luciana.paiva@usp.br.

Rosana Aparecida Spadoti Dantas, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rsdantas@eerp.usp.br.

Daniele Alcalá Pompeo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: dalcala@eerp.usp.br.

Elaine Cristina Bomfim Machado

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: elainebomfim@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Santos MA dos, Rossi LA, Paiva L, Dantas RAS, Pompeo DA, Machado ECB. Medida da ansiedade e depressão em pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de maio de 2022];14(4):922-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16987

Edição

Seção

Artigo Original