Ações de saúde na estratégia saúde da família à luz da integralidade: município goiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.16936Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Programa Saúde da Família, Assistência à Saúde, Pesquisa Qualitativa, Enfermagem em Saúde Pública.Resumo
doi: 10.5216/ree.v15i2.16936 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.16936.
RESUMO
Objetivou-se com este estudo analisar as ações de saúde desenvolvidas por equipes de saúde da família em um município do sudeste goiano à luz da integralidade. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e, após uma análise de conteúdo, elegeram-se três categorias temáticas: Ações dos trabalhadores e articulação entre elas; A ESF não funciona como Estratégia Saúde da Família; Atualização das equipes de saúde da família. Os resultados demonstram a fragmentação das ações e desarticulação entre os trabalhadores, o que dificulta a integralidade. Concluiu-se, assim, que existe uma necessidade de investimentos na educação permanente em saúde, no fortalecimento do controle social, na avaliação participativa no SUS e no aprimoramento de tecnologias de gestão e cuidado.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Programa Saúde da Família; Assistência à Saúde; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem em Saúde Pública.