Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a ciclofosfamida em um hospital universitário

Autores

  • Lidiane Aparecida Monteiro Universidade José do Rosário Vellano
  • Dagmar da Costa Esteves Chaves Universidade José do Rosário Vellano
  • Letícia Florêncio de Figueiredo Universidade José do Rosário Vellano

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.16654

Palavras-chave:

Ciclofosfamida, Enfermagem, Riscos Ocupacionais

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.16654 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.16654

 

RESUMO

Estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado em um Hospital Universitário do Sul de Minas Gerais, com o objetivo de verificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a Ciclofosfamida, identificando a categoria profissional que a manipula, quais os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são utilizados durante a manipulação e se estes profissionais receberam treinamento. Pesquisa realizada entre Junho e Setembro de 2011, com 151 profissionais. Os dados foram coletados por meio de questionários e, após, tabulados manualmente, descritos e apresentados em figuras com valores absolutos e percentuais. Os resultados indicaram que tais profissionais possuem conhecimento limitado sobre a Ciclofosfamida, sendo que 52 souberam classificá-la e apenas 19 afirmaram que deve ser utilizado Equipamentos de Proteção Individual durante sua manipulação; quatro profissionais receberam capacitação, entretanto, oito profissionais manipularam a droga. Os resultados sugerem implementação de medidas educativas a fim de minimizar os riscos ocupacionais causados pela manipulação indevida da Ciclofosfamida.

Descritores: Ciclofosfamida; Enfermagem; Riscos Ocupacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Aparecida Monteiro, Universidade José do Rosário Vellano

Discente do curso de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Alfenas, MG, Brasil. E-mail: lidianemonteiro22@hotmail.com.

Dagmar da Costa Esteves Chaves, Universidade José do Rosário Vellano

Enfermeira, Mestre em Saúde. Docente da UNIFENAS. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: costa.dc@ig.com.br.

Letícia Florêncio de Figueiredo, Universidade José do Rosário Vellano

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Universitário Alzira Velano da UNIFENAS. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: leticiaenfermagem@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Como Citar

1.
Monteiro LA, Chaves D da CE, Figueiredo LF de. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a ciclofosfamida em um hospital universitário. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 23º de maio de 2022];15(2):430-6. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16654

Edição

Seção

Artigo Original