Influências das famílias no cuidado às mulheres climatéricas

Autores

  • Juliana Sampaio Santos
  • Ana Virgínia Melo Fialho Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde
  • Dafne Paiva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16501

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência Integral à Saúde, Saúde da Mulher, Climatério, Família

Resumo

RESUMO

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com o objetivo de compreender as influências das famílias no cuidado à mulher climatérica. Realizado em setembro de 2011, em um ambulatório de uma Universidade pública do Ceará. Participaram nove trabalhadoras, de 44 e 57 anos. Utilizou-se o grupo focal e observação para coleta dos dados. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin(2010). Foram elaboradas as categorias: influências da família no cuidado à mulher climatérica, com aspectos positivos, vislumbrados na manifestação do carinho, do incentivo, da experiência e do afeto da família para alívio do estresse e promoção do cuidado; e influências negativas da família, com destaque a não cooperação nos afazeres domésticos e a incompreensão dos familiares das queixas climatéricas. Os resultados sugerem a real implementação das políticas e programas públicos, de modo que possam estimular a participação familiar nas questões referentes à saúde das mulheres e fortalecimento das famílias.

Descritores: Enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Saúde da Mulher; Climatério; Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Sampaio Santos

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: juss82@hotmail.com.

Ana Virgínia Melo Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anavirginiamf@terra.com.br.

Dafne Paiva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do CCS/UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: dafneprodrigues@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Santos JS, Fialho AVM, Rodrigues DP. Influências das famílias no cuidado às mulheres climatéricas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 18º de abril de 2024];15(1):215-22. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16501

Edição

Seção

Artigo Original