Análise de medicamentos administrados por sonda em unidades de terapia intensiva em hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.15848Palavras-chave:
Vias de Administração de Medicamentos, Prescrições de Medicamentos, Unidades de Terapia Intensiva, Nutrição EnteralResumo
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de medicamentos administrados por sonda aos pacientes das unidades de terapia intensiva adulto e neonatal de um hospital de ensino. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e quantitativo, realizado em março/2011 a partir de prescrições oriundas das respectivas unidades, com foco nas recomendações de uso desses medicamentos via sonda. As informações foram coletadas e analisadas no programa Epi Info versão 3.5.2. Analisou-se 572 prescrições, somando 5.283 medicamentos. Dentre os medicamentos com forma farmacêutica de uso oral, a maioria (88,8%) foi prescrita para administração por sonda. Desta, 11 tiveram restrição de uso. A alta frequência de medicamentos prescritos para administração por sonda, aliada aos diferentes tipos de restrições que inviabilizam seu uso por essa via, evidencia a necessidade da implantação de programas de educação continuada, bem como a criação de manuais educativos que busquem aprimorar o conhecimento dos profissionais envolvidos.
Descritores: Vias de Administração de Medicamentos; Prescrições de Medicamentos; Unidades de Terapia Intensiva; Nutrição Enteral.