Internações por condições sensíveis: possibilidade de avaliação na atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.15797Palavras-chave:
Enfermagem em Saúde Comunitária, Atenção Primária à Saúde, Utilização, Hospitalização, Avaliação de Serviços de Saúde.Resumo
Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) são problemas de saúde atendidos por ações típicas do primeiro nível de atenção cuja evolução, na falta de atenção oportuna e efetiva, pode exigir hospitalização. O presente trabalho trata-se de estudo descritivo, que objetivou analisar a ocorrência de internações por CSAP nos anos de 2000 e 2007, nos residentes de Ribeirão Preto-SP. Nota-se que após implantação da Estratégia Saúde da Família houve queda de 9,6% nas ocorrências de internações por CSAP. Entretanto, grupos como Doenças Preveníveis por Imunização e Condições Sensíveis, e Anemias apresentaram significativos acréscimos. Esta análise permite inferir que a organização dos serviços de APS no município, embora traga ações de prevenção de doenças e promoção da saúde que parecem contribuir na redução de internações, apresenta-se limitada em seu conjunto, visto que há acréscimos no número de internações em grupos de agravos importantes no contexto da APS e da ação da enfermagem.
Descritores: Enfermagem em Saúde Comunitária; Atenção Primária à Saúde; Utilização; Hospitalização; Avaliação de Serviços de Saúde.