Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes na percepção de mães agressoras

Autores

  • Daniela Borges Bittar
  • Ana Márcia Spanó Nakano Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque Universidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.15739

Palavras-chave:

Violência, Relações Familiares, Criança, Adolescente, Enfermagem em Saúde Pública.

Resumo

A violência intrafamiliar afeta todos os membros da família, porém, crianças/adolescentes são as principais vítimas. Este estudo objetivou compreender os significados atribuídos por mães usuárias de drogas sobre a violência perpetrada junto a seus filhos, tendo por base seu contexto histórico-social. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas abertas com dez mulheres. A análise temática de conteúdo foi adotada, constatando-se que o contexto familiar e sociocultural em que viveram as mulheres, durante seu processo de socialização na família de origem, reunia fatores contribuintes para dissociações importantes no desempenho dos papéis maternos, destacando-se: perdas de entes queridos, situações de afetos/desafetos, alcoolismo, pobreza e violência, que não se modificaram em suas famílias atuais. Enfatiza-se a essencialidade da família no trabalho de proteção integral a crianças/adolescentes; além de um trabalho junto aos agressores, que também requerem cuidados, a fim de minimizar e combater este tipo de violência.

Descritores: Violência; Relações Familiares; Criança; Adolescente; Enfermagem em Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Borges Bittar

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: danielabbittar@yahoo.com.br.

Ana Márcia Spanó Nakano, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: nakano@eerp.usp.br.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: maiossi@eerp.usp.br.

Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque, Universidade de Ribeirão Preto

Assistente Social, Doutora em Saúde Pública. Professora Doutora da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: jkroque@uol.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Bittar DB, Nakano AMS, Silva MAI, Roque EM de ST. Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes na percepção de mães agressoras. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de maio de 2022];14(4):771-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15739

Edição

Seção

Artigo Original