Comparação de diagnósticos de enfermagem em adultos e idosos hospitalizados no pós-operatório

Autores

  • Graziele Ribeiro Bitencourt Universidade Federal Fluminense
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense
  • Keila Mara Cassiano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.15172

Palavras-chave:

Idoso, Processos de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Perioperatória.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar os diagnósticos de enfermagem identificados em adultos e idosos no pós-operatório. Foram recrutados aleatoriamente 20 adultos e 20 idosos internados na clínica cirúrgica de um hospital geral, em Niterói-RJ-Brasil, de janeiro a abril de 2009. Como instrumento de coleta de dados optou-se pelo Protocolo de Carpenito. Realizou-se análise estatística descritiva. Nos idosos identificou-se: dentição prejudicada (85%), constipação (75%), e déficit de autocuidado para vestir-se e arrumar-se (70%). Nos adultos: ansiedade (85%); déficit de autocuidado para vestir-se e arrumar-se (70%); e constipação (65%). Identificou-se 100% de risco de infecção e de integridade da pele prejudicada para ambos os grupos. Verificou-se uma proporção maior dos diagnósticos dentição prejudicada (p=0,008) e risco de quedas (p=0,000) em idosos, e privação do sono em adultos (p=0,028). Embora ambos os grupos estejam em pós-operatório, suas necessidades de cuidados mostraram especificidades, considerando as alterações do processo de envelhecimento.

Descritores: Idoso; Processos de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem Geriátrica; Enfermagem Perioperatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Ribeiro Bitencourt, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, RJ, E-mail: gra_uff@yahoo.com.br.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, UFF, Rio de Janeiro, RJ, E-mail: rosifesa@gmail.com.

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, UFF, Rio de Janeiro, RJ, E-mail: ana_carladc@yahoo.com.br.

Keila Mara Cassiano, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Matemática, Mestre em Estatística, Discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia elétrica, nível Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Assistente, UFF, Rio de Janeiro, RJ, E-mail: keilamath@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Bitencourt GR, Santana RF, Cavalcanti ACD, Cassiano KM. Comparação de diagnósticos de enfermagem em adultos e idosos hospitalizados no pós-operatório. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 2º de julho de 2022];13(4):604-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15172

Edição

Seção

Artigo Original