Biossegurança e risco ocupacional entre os profissionais do segmento de beleza e estética: revisão integrativa

Autores

  • Juliana Ladeira Garbaccio Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.15018

Palavras-chave:

Centros de Embelezamento e Estética, Podiatria, Exposição a Agentes Biológicos, Precauções Universais, Enfermagem do Trabalho

Resumo

Atividades realizadas nos estabelecimentos de estética e beleza favorecem a transmissão de micro-organismos e de doenças como hepatite B e C. Objetivou-se identificar com este estudo a produção científica mundial em relação ao conhecimento e adesão às recomendações de biossegurança entre profissionais do segmento da estética e beleza, os riscos biológicos a que estão expostos profissionais/clientes. Realizou-se revisão integrativa da literatura nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde, Science Direct e SCOPUS, sem delimitação temporal. Foram selecionadas dezessete publicações relacionadas às profissões de manicures/pedicures e barbeiro. O desconhecimento sobre biossegurança em relação ao descarte de perfurocortantes, condutas após acidentes com material biológico, mecanismos de transmissão microbiana e reprocessamento de materiais foi verificado. Destacou-se baixa adesão dos profissionais ao uso de equipamentos de proteção individual, à lavagem de mãos e à proteção vacinal. Espera-se que tais achados possam subsidiar reflexões sobre práticas seguras neste segmento, voltadas para profissionais e clientes.

Descritores: Centros de Embelezamento e Estética; Podiatria; Exposição a Agentes Biológicos; Precauções Universais; Enfermagem do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ladeira Garbaccio, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira e Odontóloga, Mestre em Microbiologia. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: julade@gmail.com.

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da EE/UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: adrianacoliveira@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Garbaccio JL, Oliveira AC de. Biossegurança e risco ocupacional entre os profissionais do segmento de beleza e estética: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 23º de maio de 2022];14(3):702-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15018

Edição

Seção

Artigo de Revisão