Ocorrência de quedas e seu contexto num seguimento de dois anos em idosos institucionalizados

Autores

  • Ruth Losada de Menezes Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia
  • Maria Márcia Bachion Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.14982

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Acidentes por Quedas, Meio Ambiente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar, em idosos institucionalizados, a ocorrência de quedas e caracterizar o seu contexto. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em cinco instituições de longa permanência para idosos no município de Goiânia-GO. Foi aplicado um questionário que abordava informações a respeito da ocorrência de quedas no seguimento 2005-2007 e seu contexto. Participaram do estudo 59 idosos que atenderam aos critérios de seleção. Os resultados mostraram ocorrência de 54,2 % de prevalência de quedas no período. Quanto ao contexto, as quedas ocorreram, predominantemente, durante o dia, fora do ambiente interno institucional, durante a deambulação, em piso de cimento, seco, a partir de tropeços em algo, e quando estavam calçados com chinelos. Os resultados fornecem informações sobre os recursos circunstanciais que podem ser priorizados para a população local, incluindo adequações no ambiente e uso de calçados apropriados, a fim de prevenir as quedas.

Descritores: Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Acidentes por Quedas; Meio Ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Losada de Menezes, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Brasília, DF, E-mail: ruthlosada@unb.br.

Maria Márcia Bachion, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: mbachion@fen.ufg.br.

 

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Menezes RL de, Bachion MM. Ocorrência de quedas e seu contexto num seguimento de dois anos em idosos institucionalizados. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 6º de julho de 2022];14(3):550-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14982

Edição

Seção

Artigo Original