Integridade da pele prejudicada, evidenciada por dermatite da área das fraldas: revisão integrativa

Autores

  • Ana Luiza de Aquino Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital Risoleta Tolentino Neves
  • Tânia Couto Machado Chianca Universidade Federal de Minas Gerais, Escola Enfermagem de Minas Gerais
  • Renata Cristina Sá de Brito Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital Risoleta Tolentino Neves

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.14977

Palavras-chave:

Dermatite das Fraldas, Terapêutica, Prevenção & Controle, Cuidados de Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.14977

O presente estudo teve por objetivo identificar na literatura as melhores intervenções para o tratamento e prevenção da integridade da pele prejudicada relacionada ao uso de fraldas, evidenciada por dermatite. Foi realizada busca nas bases de dados LILACS, MedLine, Cochrane e PubMed. Foram identificadas 149 publicações potencialmente elegíveis para inclusão nesta revisão, selecionando-se ao final dezenove publicações que atenderam aos critérios de inclusão e foram lidas integralmente. Identificou-se que para a prevenção do problema é indicada a manutenção da área genital, perigenital e perineal, mantendo-a limpa e seca; deve-se, ainda, aumentar a frequência das trocas de fraldas, e a aplicação de camada de pomada com óxido de zinco, evitando a maceração da área. Para o tratamento recomenda-se o uso de medicação antifúngica e corticoide nos casos de infecção secundária associada e reação na pele exacerbada. Ressalta-se a escassez de literatura sobre o problema, especialmente em idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Aquino, Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital Risoleta Tolentino Neves

Enfermeira. Enfermeira, Hospital Risoleta Tolentino Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail:analaquino@yahoo.com.br.

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola Enfermagem de Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular, Escola Enfermagem de Minas Gerais, UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail:tchianca@enf.ufmg.br.

Renata Cristina Sá de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital Risoleta Tolentino Neves

Enfermeira. Enfermeira, Hospital Risoleta Tolentino Neves, UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: renata.brito@hrtn.fundep.ufmg.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Aquino AL de, Chianca TCM, Brito RCS de. Integridade da pele prejudicada, evidenciada por dermatite da área das fraldas: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 16º de abril de 2024];14(2):414-24. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14977

Edição

Seção

Artigo de Revisão