Luto, religiosidade e espiritualidade: um estudo clínico-qualitativo com viúvas idosas

Autores

  • Adriano Luiz da Costa Farinasso Universidade Norte do Paraná
  • Renata Curi Labate Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.14453

Palavras-chave:

Pesar, Idoso, Religião, Espiritualidade, Cuidados de Enfermagem

Resumo

O presente estudo objetivou compreender os significados da vivência do luto em viúvas idosas e sua relação com a religiosidade e espiritualidade. Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa realizada com seis viúvas idosas. Os dados foram coletados entre outubro de 2009 e agosto de 2010 por meio de entrevistas não estruturadas e analisadas por categorias temáticas. Do escopo de resultados encontrados, destacam-se: as crenças religiosas podem contribuir na construção de significado para o luto facilitando sua elaboração; a igreja serviu como apoio às viúvas ao proporcionar um espaço de socialização e de expressão de sentimentos; e a religiosidade intrínseca e extrínseca foram verbalizadas como protetoras da depressão e de sentimentos de solidão. Conclui-se que a religião e a espiritualidade possuem um papel positivo na elaboração do luto chamando atenção para que os enfermeiros que lidam com situações de luto e morte busquem integrar as crenças religiosas dos indivíduos sob seus cuidados.

Descritores: Pesar; Idoso; Religião; Espiritualidade; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Luiz da Costa Farinasso, Universidade Norte do Paraná

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Professor da Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR, Brasil. E-mail: adriano.farinasso@unopar.br.

Renata Curi Labate, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: labatere@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Farinasso AL da C, Labate RC. Luto, religiosidade e espiritualidade: um estudo clínico-qualitativo com viúvas idosas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 6º de julho de 2022];14(3):588-95. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14453

Edição

Seção

Artigo Original