Prevalência dos fatores de risco para diabetes mellitus de servidores públicos

Autores

  • Carla Campos Muniz Medeiros Universidade Estadual da Paraíba
  • Galdino Glauber Bessa
  • Alexsandro Silva Coura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Inacia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba
  • Francisco Stélio de Sousa Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.14430

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Diabetes Mellitus, Fatores de Risco.

Resumo

Este estudo objetivou verificar a prevalência dos fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2 de servidores públicos, e relacionar os fatores de risco segundo as variáveis, sexo e glicemia. Participaram 65 sujeitos, mediante um questionário, e aferiram-se: pressão arterial, peso corporal, altura, índice de massa corpórea, circunferência abdominal e glicemia capilar de jejum. Utilizaram-se análise de variância e qui-quadrado. Os fatores de risco mais prevalentes foram: índice de massa corpórea alterado (66,1%), idade>45 anos (64,6%), circunferência abdominal alterada (61,5%) e sedentarismo (61,5%). Observou-se associação entre a pressão arterial e a glicemia capilar de jejum alterada (p=0,01). Os homens apresentaram maior prevalência de glicemia capilar de jejum alterada (p<0,035) e índice de massa corpórea alterado (p<0,007). Conclui-se que os fatores de risco para o diabetes mellitus tipo 2 possuem elevada prevalência na população estudada, refletindo um estilo de vida inadequado para a prevenção desta doença.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Diabetes Mellitus; Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Campos Muniz Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Médica. Professora Doutora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande-PB. E-mail: carlamunizmedeiros@hotmail.com.

Galdino Glauber Bessa

Enfermeiro. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: bessa@uepb.edu.br.

Alexsandro Silva Coura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Mestre em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: alex@uepb.edu.br.

Inacia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UEPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: isxf@oi.com.br.

Francisco Stélio de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da UEPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: stelio_uepb@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Medeiros CCM, Bessa GG, Coura AS, França ISX de, Sousa FS de. Prevalência dos fatores de risco para diabetes mellitus de servidores públicos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 6º de julho de 2022];14(3):559-69. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14430

Edição

Seção

Artigo Original