Compreendendo a experiência do cuidador de um familiar com câncer fora de possibilidade de cura

Autores

  • Natália Fernandes Cruzeiro Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Maria Helena Pinto Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Claudia Bernardi Cesarino Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Adriana Pelegrini dos Santos Pereira Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.14171

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos, Enfermagem Familiar.

Resumo

Este estudo buscou compreender a experiência do cuidar de um familiar com câncer fora de possibilidade de cura. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa. Participaram cinco cuidadores familiares de pacientes oncológicos fora de possibilidade de cura, internados em um Hospital do interior de São Paulo. Os dados foram coletados no período de outubro a janeiro de 2009/2010, por meio de entrevistas, e utilizou-se análise de conteúdo. Identificaram-se as categorias: Motivo para ser cuidador; Mudanças com o papel de cuidador; Ambiente para morte; Sentimentos gerados no ser cuidador; e Redes de apoio para o cuidador. O presente estudo possibilitou a compreensão dos cuidadores familiares no seu contexto histórico e sociocultural que é particular, relativo e condicional. Observou-se que o cuidador familiar precisa ser alvo de atenção da equipe de saúde, incluindo o significado atribuído à doença e tratamento paliativo para o planejamento da assistência da unidade familiar na fase final da vida.

Descritores: Enfermagem Oncológica; Cuidados Paliativos; Enfermagem Familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Fernandes Cruzeiro, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: natalia_100280@yahoo.com.br.

Maria Helena Pinto, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunto da FAMERP. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: mariahelena@famerp.br.

Claudia Bernardi Cesarino, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da FAMERP. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: claudiacesarino@famerp.br.

Adriana Pelegrini dos Santos Pereira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/FAMERP, nível Doutorado. Professora Assistente FAMERP. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: adrianapelegrini@famerp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Cruzeiro NF, Pinto MH, Cesarino CB, Pereira AP dos S. Compreendendo a experiência do cuidador de um familiar com câncer fora de possibilidade de cura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de maio de 2022];14(4):913-21. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14171

Edição

Seção

Artigo Original