Definições para o resultado de enfermagem comportamento de prevenção de quedas: uma revisão integrativa

Autores

  • Allyne Fortes Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thelma Leite de Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.14052

Palavras-chave:

Enfermagem, Processo de Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Acidentes por quedas, Prevenção.

Resumo

Devido à necessidade de mensurar o risco de quedas em concordância à linguagem padronizada de enfermagem, foi selecionado o resultado de enfermagem Comportamento para Prevenção de Quedas da Nursing Outcomes Classification (NOC), com objetivo de identificar evidências sobre seus elementos, mensuração, comparação com indicadores existentes e construir definições constitutivas. Foi efetuada revisão integrativa entre abril e novembro de 2009, mediante identificação da questão, estabelecimento de critérios de inclusão/exclusão, extração das informações, avaliação, interpretação e síntese. Destacaram-se pesquisas transversais e perspectivas de especialistas. Os indicadores Uso de recursos de correção da visão e Uso de sapatos amarrados e do tamanho adequado foram considerados insuficientes para avaliar fatores de risco como déficits sensoriais e roupas/calçados inadequados. Percebe-se que algumas definições precisam ser melhor desenvolvidas e que esse resultado de enfermagem merece refinamento sobretudo referente aos indicadores. Foram identificados 22 indicadores e definições foram propostas baseadas nas evidências da literatura.

Descritores: Enfermagem; Processo de Enfermagem; Avaliação em Enfermagem; Acidentes por quedas; Prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto I, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: allynefortes@yahoo.com.br.

Thelma Leite de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associado III, Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do CNPq. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: thelmaaraujo2003@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Vitor AF, Araújo TL de. Definições para o resultado de enfermagem comportamento de prevenção de quedas: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(2):313-22. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14052

Edição

Seção

Artigo de Revisão