Imagem do cirurgião-dentista em sites de busca da web
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.13936Palavras-chave:
Webcasts como Assunto, Meios de Comunicação, Recursos Humanos em OdontologiResumo
http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.13936
O objetivo deste estudo foi analisar as imagens dos sites de busca da Web relacionadas ao cirurgião-dentista. Quatro pesquisadores realizaram o levantamento diariamente em sete grandes sites durante um mês. Foram usadas como palavras-chave para a busca: cirurgião-dentista, dentista e odontólogo. Para a análise das imagens foi utilizado o método de análise da imagem proposto por Joly e análise descritiva. O resultado obtido após a análise conjunta pelos pesquisadores foi de onze categorias: Rotina (159=26,72%), Humor (104=17,47%), Visão restrita (58=9,74%), Sadismo/Brutalidade (57=9,57%), Insalubridade (47=7,89%), Medo (47=7,89%), Dor/Sofrimento (47=7,89%), Entretenimento (37=6,21%), Erotismo/Sexualidade (28=4,70%), Mutilação (8=1,34%) e Narcisismo (3=0,50%). Das 595 imagens encontradas, mais da metade (66,55%) representavam negativamente o cirurgião-dentista. Conclui-se que a profissão de cirurgião-dentista veiculada em grandes sites de busca aparece, dentre as imagens não convencionais do exercício da profissão, com predominância negativa.