O cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes: cuidados domiciliares, hospitalares e continuados
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.13693Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Saúde do Idoso, Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes, Atenção Primária à Saúde, Casas para RecuperaçãoResumo
O estudo objetivou identificar e comparar nos contextos da atenção básica, secundária e de reabilitação os cuidados de enfermagem prestados aos pacientes idosos dependentes, identificando os fatores que facilitam e dificultam a prestação desses cuidados de maior qualidade. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em serviços de saúde, que adotou o photovoice que usa fotografia e voz na coleta de dados. Participaram doze enfermeiros dos três contextos com idades entre os 22 e 43 anos, sendo dez do sexo feminino. Os resultados sugerem que a promoção da qualidade de cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes envolve mais trabalho e decisão em equipe multidisciplinar. Paralelamente, o principal obstáculo centra-se na escassez de recursos e desorganização. Os participantes salientam a importância do envolvimento da família, considerada parte da unidade de cuidado. Concluindo, os três contextos tendem a convergir em termos das necessidades identificadas para a promoção da qualidade dos cuidados.
Descritores: Cuidados de Enfermagem; Saúde do Idoso; Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes; Atenção Primária à Saúde; Casas para Recuperação.