Significado do cuidado no idoso de 80 anos ou mais

Autores

  • Tânia Maria de Oliva Menezes Universidade Federal da Bahia
  • Regina Lúcia Mendonça Lopes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.13176

Palavras-chave:

Idoso de 80 anos ou mais, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.13176

Este estudo trata-se de pesquisa qualitativa, à luz da fenomenologia de Heidegger que objetivou compreender o significado do cuidado no idoso de 80 anos ou mais. Foi realizado com dezesseis idosos, ambos os sexos, integrantes de um Centro de Convivência, em Salvador-BA. A coleta dos depoimentos aconteceu entre janeiro e março de 2009. Obtiveram-se as seguintes temáticas: 1. Vivenciando o cuidado de si; 2. Compreendendo a necessidade de cuidado do outro; 3. Experimentando ser cuidado pelo outro, possibilitando a construção da Unidade de Significado: nos modos de ser do idoso de 80 anos ou mais, o cuidado está presente. Conclui-se que, frente ao novo panorama do envelhecimento no Brasil, a enfermagem poderá focar suas ações não só na recuperação e reabilitação da saúde, como também na promoção e prevenção de agravos pautados na educação em saúde, respeitando a independência e permeando com sua participação o processo de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Oliva Menezes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto IV, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Salvador, BA, Brasil. E-mail: tomenezes@uol.com.br.

Regina Lúcia Mendonça Lopes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Titular, EEUFBA. Salvador, BA, Brasil. E-mail: rlopes@ufba.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Menezes TM de O, Lopes RLM. Significado do cuidado no idoso de 80 anos ou mais. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 29º de março de 2024];14(2):240-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13176

Edição

Seção

Artigo Original