Suporte social para cuidar da criança prematura após a alta hospitalar

Autores

  • Aisiane Cedraz Morais Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marinalva Dias Quirino Universidade Federal da Bahia, Escola da Enfermagem
  • Climene Laura Camargo Universidade Federal da Bahia, Escola da Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.13108

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Prematuro, Cuidado do Lactente, Apoio Social, Assistência Domiciliar

Resumo

Este estudo objetivou identificar, suporte social que mães de prematuros tiveram para cuidar dos filhos no domicílio, descrevendo os desafios enfrentados para o seguimento ambulatorial. Pesquisa descritiva, qualitativa realizada com mães de prematuros, dados coletados através de entrevista semiestruturada e observação descritiva, à luz da análise temática de conteúdo, que identificou as categorias: Contribuição da família no cuidar da criança; Interferência da internação hospitalar e Seguimento ambulatorial da criança. Os resultados mostraram que eram as mães que cuidavam dos filhos porque se sentiam seguras, e o apoio social suprido centrou-se nas realizações das atividades domésticas pelos familiares. As instituições de saúde deram suporte social incipiente, pois não atenderam às necessidades das crianças na realização dos exames específicos e avaliação periódica recomendada para prematuros. Assim, urge a reestruturação de políticas públicas que sejam efetivamente uma rede social para o atendimento dos prematuros e familiares.

Descritores: Enfermagem Pediátrica; Prematuro; Cuidado do Lactente; Apoio Social; Assistência Domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Escola da Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA). Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Feira de Santana, BA, Brasil. E-mail: aisicedraz@hotmail.com.

Marinalva Dias Quirino, Universidade Federal da Bahia, Escola da Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da EE/UFBA. Salvador, BA, Brasil. E-mail: mdquirino@hotmail.com.

Climene Laura Camargo, Universidade Federal da Bahia, Escola da Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da EE/UFBA. Salvador, BA, Brasil. E-mail: climenecamargo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Morais AC, Quirino MD, Camargo CL. Suporte social para cuidar da criança prematura após a alta hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 24º de abril de 2024];14(3):654-62. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13108

Edição

Seção

Artigo Original