Segurança da criança hospitalizada na UTI: compreendendo os eventos adversos sob a ótica do acompanhante

Autores

  • Thiago da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Wiliam Wegner Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Eva Neri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.12977

Palavras-chave:

Segurança, Hospitalização, Criança, Comunicação, Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.12977

A segurança do paciente é temática, vem sendo incluída nas práticas do cuidado em saúde, como uma estratégia para orientar medidas que promovam a segurança da criança hospitalizada. O objetivo desta pesquisa foi descrever os eventos adversos identificados pelo familiar/cuidador em uma Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP). Trata-se de pesquisa qualitativa exploratório-descritiva realizada com treze familiares/cuidadores em um hospital pediátrico de Porto Alegre-RS, no período de março a abril de 2009. Utilizou-se entrevista semiestruturada como técnica de coleta dados que foram analisados mediante análise do tipo temática. Das informações emergiram as seguintes categorias: Falhas no processo de comunicação; Práticas não seguras relacionadas à atuação profissional; Requisitos para segurança do paciente na UTIP. A criança neste ambiente encontra-se exposta frente à assistência ofertada. Acredita-se que a segurança da criança hospitalizada em UTIP necessita da incorporação de práticas de cuidado seguro como cultura institucional direcionada a prevenir eventos adversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeiro, Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Enfermeiro Assistencial Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: thiago.silva@santacasa.tche.br.

Wiliam Wegner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Titular, Centro Universitário Metodista. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: wiliam.wegner@metodistadosul.edu.br.

Eva Neri Rubim Pedro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Educação. Professor Associado, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: evapedro@enf.ufrgs.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Silva T da, Wegner W, Pedro ENR. Segurança da criança hospitalizada na UTI: compreendendo os eventos adversos sob a ótica do acompanhante. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(2):337-44. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12977

Edição

Seção

Artigo Original