Violência em idosos após a aprovação do Estatuto do Idoso: revisão integrativa

Autores

  • Simone Camargo Oliveira Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Alessandra Cássia Leite
  • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.12919

Palavras-chave:

Idoso, Violência, Saúde Pública.

Resumo

A violência é considerada um grave problema de saúde pública e o Estatuto do Idoso é um importante instrumento para combater a violência contra o idoso. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de identificar os principais aspectos da violência física, sofrida pelo idoso após a aprovação do Estatuto do Idoso no Brasil, em 2003. A escolha por esse período baseia-se no fato da aprovação do Estatuto do Idoso ser considerada um marco legal nas políticas públicas. Foram identificados seis artigos para análise. Os resultados revelam que a família, em geral, é o agente agressor do idoso, e o ambiente doméstico é o local de maior violência, existindo consequências físicas decorrentes da violência. Os cuidados com idosos que sofreram violência englobam serviços de proteção contra violência. Concluímos que a promulgação do Estatuto do Idoso contribuiu para o aumento da consciência e informação em relação à violência contra o idoso.

Descritores: Idoso; Violência; Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Camargo Oliveira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: sicamargoo@yahoo.com.br.

Alessandra Cássia Leite

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: aleleite18@hotmail.com.

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Direito, Doutora em Engenharia Urbana. Professora Substituta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil. E-mail: sco.ufms@yahoo.com.br.

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Educação. Professora Associada IV da UFSCAR. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: sofia@ufscar.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Oliveira SC, Leite AC, Monteiro LCA, Pavarini SCI. Violência em idosos após a aprovação do Estatuto do Idoso: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];14(4):974-82. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12919

Edição

Seção

Artigo de Revisão