Desvelando o significado da avaliação no ensino por competência para enfermeiros educadores

Autores

  • Rosane Aparecida do Prado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kenya Schimdt Reibnitz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.12705

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação Baseada em Competências, Educação em enfermagem

Resumo

RESUMO

Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida com um grupo de educadores de um Curso Técnico de Enfermagem e teve como objetivos compreender o significado da avaliação da aprendizagem no ensino baseado em competências, estabelecer um processo reflexivo assim como reconhecer crenças e valores da prática avaliativa. O referencial teórico-metodológico baseou-se nos pressupostos de Paulo Freire em sintonia com fundamentos do ensino por competência de Philippe Perrenoud. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevista e círculos de diálogo, sendo o processo de análise realizado concomitantemente à coleta de dados. Foram trabalhados cinco temas geradores cujos resultados apontam os significados da avaliação como aliança da competência técnica à afetividade e como espaço de diálogo e respeito, revelando a importância da ação pedagógico-avaliativa por meio da reflexão/ação que se associa à avaliação do próprio trabalho pedagógico e à educação permanente dos profissionais.

Descritores: Avaliação educacional; Educação Baseada em Competências; Educação em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Aparecida do Prado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: rosane@ifsc.edu.br.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Associada, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: mpradop@ccs.ufsc.br.

Kenya Schimdt Reibnitz, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Titular, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: kenya@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Prado RA do, Prado ML do, Reibnitz KS. Desvelando o significado da avaliação no ensino por competência para enfermeiros educadores. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(1):112-21. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12705

Edição

Seção

Artigo Original