Qualidade de vida sob a ótica de pessoas em tratamento antineoplásico: uma análise fenomenológica

Autores

  • Catarina Aparecida Sales Universidade Estadual de Maringá
  • Carla Simone Leite Almeida Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Dalcin Donini Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Vladimir Araujo Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Angelica Pagliarini Waidman Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.12654

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Oncologia, Cuidados de enfermagem.

Resumo

A proposta deste estudo foi desvelar a concepção de qualidade de vida, de portadores de neoplasia maligna que vivenciam tratamento antineoplásico em casa de apoio. Utilizou-se abordagem qualitativa estruturada na fenomenologia existencial, pois esta coloca o Ser numa dimensão ontológica. Entrevistaram-se 11 usuários de uma instituição filantrópica de Maringá-PR, durante os meses de junho e julho de 2010, os quais externaram suas concepções por meio da seguinte questão norteadora: Como anda sua vida neste momento? Durante a trajetória em busca do fenômeno, emergiram três temáticas ontológicas: existindo-no-mundo com as mudanças em seu corpo; existindo-no-mundo ausente de seus entes queridos; existindo-no-mundo preocupado com seu porvir. Por este estudo, apreendemos que os doentes estudados têm sua qualidade de vida afetada não só por estar afastados dos seus entes queridos e encontrarem-se em tratamento neoplásico, mas por uma série de circunstancias que a vida lhes impõe ao estarem acometidos pelo câncer.

Descritores: Qualidade de vida; Oncologia; Cuidados de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Aparecida Sales, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto, Professor Assistente, Departamento de Enfermagem (DEN), Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. E-mail: casales@uem.br.

Carla Simone Leite Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: calmone@grupointegrado.br.

Juliana Dalcin Donini Silva, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: anjutheu@hotmail.com.

Vladimir Araujo Silva, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: vladimir_araujo_silva@hotmail.com.

Maria Angelica Pagliarini Waidman, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professor, DEN, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: angelicawaidman@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Sales CA, Almeida CSL, Silva JDD, Silva VA, Waidman MAP. Qualidade de vida sob a ótica de pessoas em tratamento antineoplásico: uma análise fenomenológica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 19º de maio de 2022];13(2):250-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12654

Edição

Seção

Artigo Original