Riscos ocupacionais no processamento de sistemas de hemodiálise

Autores

  • Heloisa Helena Karnas Hoefel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Liana Lautert Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Caroline Fortes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.12601

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais, Diálise Renal, Hemofiltração, Cuidados de Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.12601

O presente estudo sobre o processamento em sistemas de hemodiálise foi realizado com objetivo de identificar os riscos aos profissionais e pacientes durante o reprocessamento.  Para tal, realizou-se um estudo observacional durante as atividades da equipe de enfermagem, em hospital universitário do sul no Brasil. Foram observados 36 fluxos de reprocessamento compondo 872 passos com algum risco potencial. Em 638 (73%) observações o risco relacionava-se aos pacientes e em 27%, aos profissionais. Foram observadas técnicas seguras em 573 (66%) ocasiões e inseguras em 299 (34%).  Das 299 ocasiões inseguras, 144 (48%) dependiam de infraestrutura ou rotina e não do comportamento profissional.  Pacientes estiveram significativamente sob maior risco do que profissionais (P<0,001). A diferença entre passos seguros e inseguros nas fases de pré-processamento, reprocessamento e secagem/armazenagem não foi não significativa (P>0,01). Conclui-se que pacientes e profissionais estiveram sob risco durante o reprocessamento, embora passos seguros sejam proporcionalmente maiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Helena Karnas Hoefel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora, Escola de Enfermagem (EENF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: helocci@terra.com.br.

Liana Lautert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Psicologia. Professor Associado, EENF, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lila@enf.ufrgs.br.

Caroline Fortes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: carolinefortes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Hoefel HHK, Lautert L, Fortes C. Riscos ocupacionais no processamento de sistemas de hemodiálise. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 22º de maio de 2022];14(2):286-95. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12601

Edição

Seção

Artigo Original