Ações do enfermeiro no controle da hanseníase

Autores

  • Grazielle Rodrigues de Carvalho Nascimen Universidade Federal de Alagoas
  • Anne Jaquelyne Roque Barrêto Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
  • Gisetti Corina Gomes Brandão Universidade Federal de Alagoas
  • Clódis Maria Tavares Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.12593

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Comunitária, Cuidados de Enfermagem, Hanseníase.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a experiência de enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família, junto a pacientes com diagnóstico de hanseníase. Delineou-se, porquanto, um estudo exploratório, com abordagem qualitativa utilizando a análise de conteúdo de Bardin, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada com a participação de nove enfermeiros. A análise deste conteúdo permitiu a construção de três categorias que articularam a percepção dos enfermeiros sobre a assistência direta aos usuários portadores de hanseníase; as ações de vigilância epidemiológica e as ações de educação em saúde. Os resultados mostraram que o enfermeiro busca trabalhar todas as ações relativas ao controle da hanseníase, desde a consulta de enfermagem até as ações de vigilância epidemiológica. Concluímos que a pesquisa proposta traz dados importantes acerca do trabalho do enfermeiro na atualidade, servindo de subsídio para novas pesquisas e para melhorar as ações de enfermagem em relação à problemática da hanseníase.

Descritores: Enfermagem em Saúde Comunitária; Cuidados de Enfermagem; Hanseníase.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielle Rodrigues de Carvalho Nascimen, Universidade Federal de Alagoas

Discente do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL, Brasil. E-mail: galrcarvalho@hotmail.com.

Anne Jaquelyne Roque Barrêto, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Universidade Federal da Paraíba. Docente, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança . João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: annejaque@gmail.com.

Gisetti Corina Gomes Brandão, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Mestre em Gestão Educacional. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente, UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: gisettibrandao@ig.com.br.

Clódis Maria Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Enfermagem, Mestre em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, USP. Professora Assistente, UFAL. Maceió, AL, Brasil. E-mail: clodistavares@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Rodrigues de Carvalho Nascimen G, Roque Barrêto AJ, Corina Gomes Brandão G, Maria Tavares C. Ações do enfermeiro no controle da hanseníase. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(4):743-50. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12593

Edição

Seção

Artigo Original