A percepção do formando de enfermagem sobre a função gerencial do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.12565Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, GerênciaResumo
http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.12565
O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a percepção de formandos de graduação em enfermagem de uma universidade pública sobre a função gerencial do enfermeiro. Trata-se de estudo descritivo-qualitativo, cujo cenário foi um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública nordestina. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com doze formandos de graduação. A análise temática foi a técnica escolhida para a análise dos dados, gerando três categorias: função gerencial do enfermeiro – faz funcionar o serviço; assistência e gerência – duas práticas dicotômicas; e ensino dos conteúdos de administração – muita teoria, pouca prática. Concluímos que a percepção dos formandos sobre a função gerencial do enfermeiro baseia-se mais na observação do trabalho do enfermeiro e menos na sua percepção em si e que, para esses sujeitos, trata-se de função importante, mas que se apresenta desarticulada da assistência e distante da prática.